quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

ARTIGO DO MÊS:


ODONTOLOGIA SEM DOR

Os tratamentos odontológicos são popularmente conhecidos como demorados e dolorosos. Atualmente existem técnicas modernas que proprocionan tranqüilidade e conforto durante o procedimento odontológico. Essas técnicas foram desenvolvidas devido o grande número de pacientes que desenvolvem um quadro de ansiedade e medo ao necessitarem de um tratamento odontológico. Uma dessas técnicas é a sedação por meio do óxido nitroso.

Esse gás, muito conhecido como gás do riso, tem o potencial de relaxar o paciente, sedando-o.
Dessa forma o paciente passa pelo procedimento odontológico, seja ele cirúrgico, endodontico (tratamento de canal) , restaurador e etc. com maior tranqüilidade. Nessa técnica utiliza-se uma mistura de gás óxido nitroso com oxigênio, a qual é inalada e em poucos minutos inicia-se o processo de sedação. Durante toda a sedação o paciente é monitorado (batimentos cardíacos, pressão arterrial e saturação de oxigeno no sangue), fazendo com que essa técnica não ofereça risco á saúde do mesmo.

A sedação com óxido nitroso pode ser realizada em qualquer pessoa, a partir dos 3 anos de idade e está muito indicada para pacientes que possuem trauma, medo e ansiedade ao passar por um tratamento odontológico.

Dra. Rúbia C. Mensch
Cirugiã Dentista.

Nenhum comentário: