quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

ODONPEDIATRIA:


ANALGESIA EM CRIANÇAS
Até pouco tempo atrás o Brasil era um país recordista em cáries dentárias, mas essa história vem mudando.
Com visitas mais freqüêntes aos consultórios odontológicos, profissionais habilitados para tratar especialmente de crianças e novas técnicas, fizeram que reduzíssemos o percentual de crianças com cáries em 53,2 % em apenas 10 anos (levantamento segundo o governo federal).

Odontopediatria
As crianças são consideradas "especiais" por dois motivos: o biológico e o psicológico. Biológico, graças à pouca massa e sistemas orgânicos imaturos.
Psicológico, porque a manipulação de seu filho perante aos olhos dos pais é algo muito precioso, delicado e vulnerável.

Na ordem biológica entram os medicamentos. Sempre que os pais pensam em anestésicos locais no tratamento odontológico dos filhos, vem algum receio que a criança possa sofrer por causa da anestesia .
Devemos ter em mente que hoje são ministradas técnicas indolores inclusive na hora de aplicar o anestésico. Já a posologia varia com a idade, com o peso e com o "bom senso" do profissional.

Cerca de 25% dos adultos tem medo de injeções, então, conclui-se que o medo do dentista é uma herança de nossos pais e só existe porque nos foi essa transferência. Isso ocorre porque os pais de hoje, quando eram jovens, passaram por procedimentos dontológicos realmente dolorosos.
Foi uma geração não conheceu a prevenção e sofreu muito na cadeira do dentista. Mas isso ficou para trás. O advento das novas tecnologias e de uma saúde bucal transformou a cadeira de tortura em um elemento modificador, capaz devolver a criança e aos pais tranqüilidade e auto-estima.

DRª Simone Silva
Cirurgiã Dentista.

Nenhum comentário: